sábado, 29 de janeiro de 2011

Tá Rindo do Quê?

Mais um problema com tradução de nome. Na versão dublada eles dizem Gente Engraçada, mas em qualquer outro lugar (inclusive no DVD) é Tá Rindo do Quê?. Acho que eles mudaram o nome no meio do caminho, já que o filme chegou por aqui só em DVD.


Tá Rindo do Quê? (Funny People, 2009)
Direção: Judd Apatow
O que aconteceu com Judd Apatow? Ele fazia comédias incríveis. Dirigiu um dos filmes mais geniais dos últimos tempos, O Virgem de 40 Anos, e depois Ligeiramente Grávidos, que eu ainda não vi, mas todos dizem que é muito engraçado. Além de produzir diversas comédias divertidas. Mas não essa.
Adam Sandler é George Simmons, um famoso ator de comédia e stand-up comedian que recebe a notícia que tem um tipo raro de leucemia. Então ele começa a ficar depressivo e a tentar aproveitar seus últimos dias, e conhece Ira Wright, personagem de Seth Rogen, um novato que quer fazer stand-up, e eles se tornam amigos.
É uma grande ideia fazer um filme sobre o mundo do stand-up, tão na moda hoje em dia. Mas só o pano de fundo é comédia. O filme mesmo é um drama. E isso pode confundir um pouco as pessoas.
O filme não faz rir em quase nenhum momento. Esses momentos são só durante alguns trechos de stand-up mostrados, e são poucos. O filme tem um clima pesado, é meio parado. As coisas vão acontecendo, acontecendo e parece que não aconteceu nada, só em determinados momentos-chave.
Tem ainda George Simmons querendo voltar com sua ex-namorada, que agora é casada. Então acontece muita confusão com o casal. A história é bem interessante, que seria bem contada por algum diretor, que já fizesse histórias dramáticas e soubesse lidar com elas. Aliás, um que soubesse que um filme sobre esse assunto, e tão parado, não devesse ter toda essa duração. O filme tem 2 horas. Se tivesse meia hora a menos, ficaria melhor. As coisas são começam a acontecer realmente lá para o final do filme.
O que não salva o filme de ser uma bomba são seus atores. Temos aqui atores de alta qualidade, todos fazendo bons papeis, e a maioria já trabalha com Apatow desde sempre: Adam Sandler, Seth Rogen, Leslie Mann, Eric Bana, Jonah Hill, Jason Schartzman, Aubrey Plaza, Aziz Ansari e várias participações especiais interpretando elas mesmas. Um elenco com alguns dos melhores comediantes hoje em dia, fazendo seus papeis engraçados, mas que perdem metade da graça devido ao filme. Inclusive, as piadas grotescas sobre sexo e membros do corpo, que Apatow fazia soarem engraçadas e naturais em outros filmes, neste são apenas grotescas.
Além de apresentações de stand-up, são mostradas partes dos filmes ficcionais de George Simmons. Esses são bem engraçados, e inclusive fizeram parte da campanha de divulgação, mostrando clipes de filmes dele que parodiam vários filmes existentes. Talvez isso tenha feito com que eu criasse outra expectativa quanto ao filme.
Eu não sei o que deu em Judd Apatow. Um grande diretor e produtor de comédias resolve fazer um filme tão dramático e sem energia quanto esse. A história de um drama sobre pessoas cômicas ficaria boa se não tivesse ficado estranho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário