domingo, 13 de fevereiro de 2011

A Grande Família - O Filme

Eu não ia nem escrever sobre esse filme, mas mais para o final dele eu vi que poderia reservar uns minutos e falar algo sobre ele. Foi por aí que ele me conquistou.


A Grande Família - O Filme (2007)
Direção: Maurício Farias
Para mim, muitos filmes brasileiros baseados em programas de TV parecem muito um episódio alongado do programa. Até os filmes que não são baseados parecem. Parecem sempre algo criado na TV e transportado para o cinema. Até aí esse filme é parecido.
Depois de se sentir mal, Lineu decide fazer um exame, mas não quer saber o resultado. Ao conviver com a dúvida, volta na vida dele um ex-namorado de Nenê, Carlinhos. Com isso, muita coisa acontece na família.
Nunca assisti o suficiente do seriado A Grande Família para poder fazer uma comparação entre filme e série. Mas o pouco que eu vi é bem parecido com o humor do filme, o que me garante mais ainda a teoria do "episódio estendido".
O filme, no começo, enquanto a história se desenrolava, confesso que não me empolgou. Parecia uma história comum. O que eu realmente gostei no filme foi do meio para o final, quando a história é recontada de uma maneira diferente, passando pelos mesmos arcos dramáticos em situações diferentes. Isso me conquistou, fez eu me interessar pelos motivos que fariam novamente Lineu e Nenê brigarem, Carlinhos levá-la ao baile e todas as sub-tramas que apoiam a trama principal com os outros personagens.
O elenco eu não precisaria nem citar aqui. A Grande Família sempre contou com um elenco excelente. Marco Nanini, Marieta Severo, Lúcio Mauro Filho, Pedro Cardoso, Andréa Beltrão, Guta Stresser e muito mais do elenco de sempre dando um show como sabem fazer, com as bem-vindas ajudas de Dira Paes como uma funcionária do escritório de Lineu e Paulo Betti como o ex Carlinhos.
Enfim, A Grande Família - O Filme me interessou por realmente parecer um episódio grande. Parece que o filme tem consciência disso, pois a narrativa da história é muito interessante e permite mais de uma história dentro da mesma. Você assiste uma vez e é como se já tivesse reassistido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário