sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Entrando Numa Fria Maior Ainda Com a Família

Vejam o problema ao mudar demais o nome de um filme na tradução. Ao mudar o nome do primeiro filme de Meet the Parents para Entrando Numa Fria, eles não esperavam que houvesse continuações. Em um lampejo de criatividade, eles resolveram aumentar o nome do filme a cada continuação. E agora, o terceiro filme, que tem o menor nome da série no original, tem um nome gigante em português.



Entrando Numa Fria Maior Ainda Com a Família (Little Fockers, 2010)
Direção: Paul Weitz
Sou um fã dessa série. Entrando Numa Fria é um filme de comédia genial, um dos melhores do gênero comédia de situação. Entrando Numa Fria Maior Ainda, apesar de ser inferior ao primeiro, também considero muito bom. Agora, esse terceiro filme seguiu o fluxo de queda de qualidade.
(Já deixo avisado aqui minha preferência pelo nome da família na versão dublada, Pinto. Muito mais engraçado e real do que o da versão legendada, Fornika. Usarei Pinto no texto. E ficou estranho o que eu falei.)
No aniversário de 5 anos dos gêmeos de Greg e Pam, toda a família se reúne para a festa. Mas Jack ainda acha que Greg não é bom para sua filha, e pensa que ele tem um caso com a vendedora Andi Garcia, e continua o investigando.
Eu não me admiro que o filme esteja concorrendo ao Framboesa de Ouro por Pior Roteiro. O roteiro é feito só para ter mais um filme e poder jogar mais piadinhas para o público. Jessica Alba foi indicada não só por esse filme, mas pelo seu conjunto da obra em 2010, apesar de ela estar normal aqui. Agora, indicar Barbra Streisand a pior atriz coadjuvante é palhaçada. Deixa ela se divertir.
Eu acho que, se eu não fosse fã da série, como disse, eu não acharia o filme tão bom ou engraçado. Talvez para os não-fãs, esse filme não seja tudo aquilo. Ele tem muito menos piadas boas que os anteriores, e às vezes não te conseguem fazer rir. O meu nível de gargalhada no primeiro filme era muito alto, no segundo era normal, e nesse é pequeno.
Um dos problemas pode ser a mudança de diretor. Saiu Jay Roach, que comandava muito bem a série (e que é também diretor da trilogia Austin Powers) e preferiu ir dirigir Um Jantar Para Idiotas, e entrou Paul Weitz, diretor conhecido pelo primeiro American Pie.
E acho que é justamente isso o que ele fez: tentou trazer um pouco de American Pie a Entrando Numa Fria. Mas, para mim, não funciona. Tem uma cena em que Greg, depois de descobrir que vai ser o próximo na linhagem da família Byrnes a ser o chefe (e Jack o chama de The Godfocker), ele imita os jeitos do Poderoso Chefão e pede ao seu filho que coma a lasanha. A cena seria engraçada se terminasse por aí, mas logo depois o filho vomita a comida nele. Desnecessário e não engraçado.
Mas eu ainda me divirto com as piadas envolvendo os trocadilhos com o nome Focker (ou Pinto, ou Fornika). Eu fui o único no cinema que riu no cinema quando Jack chamou Greg de Pinto na ambulância, e os enfermeiros perguntaram: "Porque ele está xingando? Estamos salvando a vida dele".
Igualmente legal é eles darem o nome da personagem da Jessica Alba de Andi Garcia e não exagerarem nos trocadilhos, então não se torna cansativo. Eu só me lembro de duas piadas com o nome dela, e, apesar de uma se tornar previsível, ainda acho graça. Ao Jack pesquisar o nome dela no Google, ainda rio com os resultados "Você quis dizer: Andy Garcia" e "Andy Garcia: Ator". E também achei bem bolado Jack descobrindo o que é o Google.
Já que estamos falando de Robert DeNiro, quando ele começou a se auto-parodiar, imitando seus personagens e caretas ao longo de sua carreira, em filmes como Máfia no Divã e, inclusive, o primeiro Entrando Numa Fria, achei tudo muito divertido e original. Mas agora parece que ele não tem outra cara, ele fica o filme inteiro com sua cara fechada característica, não relaxa um momento. Isso me incomodou um pouco.
Fechando o elenco ainda temos Owen Wilson, em uma participação maior, porém menos divertida, que nos outros filmes. E temos Barbra Streisand e Dustin Hoffman fazendo pontas em que parecem se divertir bastante, apesar de vermos que o roteiro abre brechas para que eles apareçam, já que eles não iriam participar do filme até as filmagens terem começado. Isso pode ser visto na história na parte onde o pai de Greg diz que não vai ao aniversário porque está na Espanha fazendo aulas de flamenco, e quando aparece são em partes solitárias do filme. Mesmo assim, os dois continuam excêntricos o suficiente para divertir em suas rápidas aparições. Teri Polo e Blythe Danner fazem papeis normais e estão normais.
Como eu já disse lá em cima, se você for um fã da família Pinto, você tem chances de gostar do filme. Não recomendo que você comece por este filme, assim como eu comecei a ver pelo segundo, as chances são maiores que você não queira ver mais nenhum depois. Se você não gosta dos outros, não assista esse. Se eu não fosse fã dos outros, não teria gostado desse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário