domingo, 16 de janeiro de 2011

A Cartada Final

Olha só o elenco: Edward Norton, Robert DeNiro e Marlon Brando! São praticamente três gerações de atores. Em um filme estreladíssimo que não faz feio, mas precisava de mais que só bons atores.


A Cartada Final (The Score, 2001)
Direção: Frank Oz
Um filme normal com um elenco muito bom. Não seria melhor o contrário?
No filme, o personagem de Marlon Brando faz o veterano ladrão interpretado por Robert DeNiro trabalhar com o novato personagem de Edward Norton, no que será seu último golpe, mas também o mais arriscado, já que é na sua própria região.
Só para constar: quantos filmes, geralmente os que envolvem ladrões e crimes, contam a história do último trabalho de alguém? É sempre o último trabalho, nunca é mais um que o sujeito fará. Acho que se tenta dar uma dimensão maior ao dizer que é o último, pois assim ele deve ser muito bem feito e podemos nos identificar com o personagem principal ao vermos que ele quer largar a vida de crimes.
Depois desse desabafo, posso dizer que esse não é um filme ruim. Ele só comete o erro de jogar todo o peso nas costas dos atores que conseguiram. Afinal, com Brando, DeNiro e Norton, quem vai prestar muita atenção no resto?
O pior é que a resposta para isso é: todo mundo. Já disse que não é um filme ruim, mas é uma história que já foi contada diversas vezes. É o planejamento de um roubo, por uma dupla, que planeja tudo nos mínimos detalhes, algo inesperado acontece mais para o final e por aí vai.
O roubo é bom, a execução é boa, o planejamento é bom. Marlon Brando não faz um personagem principal e está bom em sua ponta. DeNiro está com mais uma atuação boa na sua carreira, sem se preocupar muito com um desafio. Ou seja, no final das contas, é um filme bom.
O que é, de fato, acima do bom usual desse filme, na minha humilde opinião, é a atuação de Edward Norton, que atropela a de Marlon Brando e até a de Robert DeNiro. Eu gostei bastante de sua atuação, onde seu personagem finge todos os dias que é uma pessoa com problemas mentais para trabalhar no lugar onde será realizado o crime. Achei uma boa atuação dele, e está até que convincente.
No fim, é apenas mais uma história de roubo, que achou que ganharia o público pelos atores. Falta algo mais. Mas nunca disse que é um filme ruim. Ainda vale a pena assistir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário