domingo, 30 de maio de 2010

A Troca

Um filme indicado a três Oscar, do grande diretor Clint Eastwood, que, desde Gran Torino (filme anterior a este que dirigiu e estrelou, e que é muito bom, diga-se de passagem) se aposentou da atuação e apenas dirigirá filmes.
Mas esqueçamos Gran Torino e vamos falar de A Troca.

A Troca (Changeling, 2008)
Direção: Clint Eastwood
Esse filme faz bonito. E também faz chorar. E também te deixa apreensivo. É um filme muito bom, resumindo.
No filme, o filho de Christine, interpretada por Angelina Jolie, some. Depois de cinco meses, a polícia diz que o achou, porém não é o filho dela. Apesar de todas as provas contra, a polícia insiste que o menino trazido é o filho dela e chega até a interná-la em um hospício por isso. E o filme segue com ela lutando para ter o filho de volta.
O filme é baseado em uma história verídica, que aconteceu nos anos 20 nos Estados Unidos, o que faz com que nos identificamos mais ainda com o sofrimento da mãe e com toda a história.
Angelina Jolie dá um show de interpretação, tanto que concorreu ao Oscar de melhor atriz por este filme. Não há como não se emocionar ao vê-la se descontrolar quando o seu filho some ou quando descobre que o menino que trouxeram não é seu filho, ou ficar feliz quando dizem ter achado o menino.
O filme possui bons atores e todos estão muito bem em seus papéis, desde o pastor da rádio que ajuda a denunciar a corrupção na polícia até o chefe de polícia que quer justamente melhorar a imagem do departamento fingindo que a criança encontrada é a certa.
Algo que impressiona no filme, também, é a ambientação. Olhando para o filme, você realmente se sente nos anos 20. Há bondes nas ruas, carros antigos e telefonistas ligando aqueles fios que se usavam antigamente nas centrais de telefonia. No final do filme (nada de spoiler) há uma sequência muito bonita: o filme acaba e a câmera fica parada em uma rua e acompanhamos ela funcionando por uns 5 minutos. Bondes passando e tudo mais, muito bonito de se ver.
Com uma história tão bonita e comovente, e com um filme tão bonito e bem dirigido, só posso aqui dizer que recomendo muito o filme. Realmente muito bom.


Nenhum comentário:

Postar um comentário