sexta-feira, 14 de maio de 2010

Que bairro é este?

15 dias sem postar nada aqui. A vocês (dois) que leem meu blog, perdoai-me.

Bem, quem me conhece sabe que falo bastante do bairro onde vivo e vivi minha vida inteira. Seja bem ou mal, sempre falo.
É um lugar pacato chamado Vila Palmares, em Santo André, nas divisas com São Bernardo e São Caetano do Sul.
Sua fama de lugar perigoso vem de tempos atrás. Um dos motivos são as favelas aqui localizadas: Quilombo I e II. Viu que original? São os Quilombos da Palmares! Haa!

Na verdade o lugar não é tudo o que dizem dele. E em 2007 fiz um poema parodiando um trecho da obra "Que país é este?" (não a música de Renato Russo, e sim um poema de um autor que não me lembro o nome no momento) para desmistificar e defender minha região.

Espero que gostem!

Que bairro é este?

Há tantos anos que moro na Palmares,
Há tantos anos que queimam corpos,
Há tantos anos que estupram mulheres,
Há tantos anos que roubam carteiras.

Há tantos anos que se diz:
Que o futuro a Deus pertence,
Que o que se faz é rezar,
Que os santos nos protejam,
Que do amanhã ninguém sabe,
Que com eles ninguém pode,
Que tudo isso é besteira.

Há tantos anos matam pretos e matam brancos,
E são tão violentos,
Que o bairro ganhou fama
De que lá só tem bandido.
Há pessoas honestas lá também,
Que ouvem histórias e já nem ligam.

Há tantos anos que é dito:
Que a Palmares é violenta
E que não vale a pena ir pra lá.
Mas tudo isso é mentira,
Lá é um bom lugar para se morar.

Este é um bairro sem igual,
E todos acham que lá não é legal
Mas te confesso que lá não é nada mal.

by DADS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário