domingo, 16 de maio de 2010

Os Goonies

Primeira crítica minha de um filme que não vi no cinema e nem em DVD. Essa é uma crítica de um filme que passou na TV. E é um clássico. E como todo bom clássico, eu não tinha assistido ainda.
Agora que o filme completará 25 anos, eu assisti.


Os Goonies (The Goonies, 1985)
Direção: Richard Donner
Esse é um dos filmes mais oitentistas que já vi. Só poderia ter sido feito nos anos 80 mesmo. Ele tem um quê daquela época.
É aventura a qualquer custo, piadinhas a todo momento, vários personagens, sendo cada um de um tipo diferente, e uma história bem fantasiosa. E o filme não procura explicar nenhuma das coisas fantásticas, elas simplesmente existem naquele universo.
Olhando de outra maneira, até parece um Indiana Jones com crianças feito para toda a família. E, na verdade, o filme foi escrito e produzido pelo próprio Steven Spielberg. É ele repetindo o que deu certo.
Na história um grupo de crianças acha um mapa do tesouro e saem à caça. No caminho eles enfrentam várias armadilhas malucas e uma família de bandidos que os perseguem.
Tudo no filme é bem absurdo, como as armadilhas de pedras que caem, um órgão de ossos a ser tocado, as invenções do chinesinho e muito mais. Os bandidos do filme não são malvados, são cômicos.
Um personagem que ficou muito famoso foi Sloth. Um monstro grande, forte e com cara deformada que os bandidos mantém acorrentado no porão. E que na verdade é bom, tanto que quando solto ajuda os meninos a escaparem de várias situações. Clássico ensinamento de "nunca julgar um livro pela capa".
O filme conta com um ritmo bem acelerado, pois o nível de pessoas em cena é sempre muito grande, e todas elas sempre estão fazendo alguma coisa. Cada personagem vai evoluindo ao longo da trama, e você vai se afeiçoando a eles.
Os Goonies é um clássico do cinema para toda a família, e é recomendado que você assista, pois trás momentos de muita diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário