domingo, 23 de maio de 2010

Fúria de Titãs

Fúria de Titãs é um filme clássico de 1981 produzido pelo gênio do stop-motion Ray Harryhausen. E produzir um remake de um filme desses é um tanto desafiador. Fui conferir o resultado. E você confere o que achei agora.


Fúria de Titãs (Clash of the Titans, 2010)
Direção: Louis Leterrier
O grande universo da mitologia grega já rendeu várias produções cinematográficas ao longo da história. Afinal, é um mundo muito imaginativo, cheio de detalhes e muito interessante. Surge, então, um remake de uma dessas obras que fazem alusão a essa mitologia.
Fúria de Titãs é um filme muito bom, que se torna ainda mais divertido para quem gosta da mitologia grega - assim como eu.
Ele conta a história de Perseu, um semideus que não sabe sua história e quer se vingar dos deuses pela morte de seu pai adotivo. Pelo caminho ele cruzará com vários personagens importantes da história mitológica.
Apesar da variedade de deuses do Olimpo, o filme se concentra só em dois deles: Zeus, o deus dos deuses, e Hades, senhor do submundo. São eles que protegem e ajudam o herói na sua jornada.
A história do filme é bem explicada para quem não conhece a mitologia, porém às vezes ela é contada toda de uma vez, mas isso em nada estraga a experiência do filme.
Uma coisa realmente impressionante do filme são os efeitos especiais. Eles são lindos. Cada criatura que aparece no filme parece tão real que eu juraria que elas existem. Os escorpiões gigantes, as harpias, as bruxas, os cavalos alados, todos sensacionais. A Medusa escorrega pelo chão com uma fluidez impressionante. O kraken, então, quando finalmente aparece, rouba a cena. Pena que são poucos os seus minutos roubando a cena. Ele simplesmente não aparece o tempo suficiente que precisava.
Outra reclamação, mas aí é coisa boba mesmo, é que Pégaso, o cavalo alado que Perseu monta, neste filme é preto. Sendo que em todas as outras adaptações da mitologia grega existentes ele é mostrado sendo branco, inclusive no filme original. Talvez fosse apenas para dar um destaque maior nele.
As lutas do filme são muito empolgantes e bem feitas, e deixa você prestando atenção no que acontecerá. O filme também possui algum humor, sendo a piada que envolve uma flauta a mais engraçada.
E para você que assistiu ao longa original, o filme faz uma referência à ele. Prepare-se para ver Bubo, a coruja, em uma pequena ponta. (Eu, como ainda não vi o original, não entendi a referência na hora).
O filme é muito divertido, muito inteligente e possui efeitos especiais de primeira. Sendo um grande fã da mitologia greco-romana, eu realmente recomendo que você assista a esse filme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário