quinta-feira, 1 de abril de 2010

Os 5 Melhores Filmes de 2009! - Parte 4

Já realizado metade desse especial, parto para a segunda metade.
Lembre-se que já analisei três filmes até agora: Avatar, Distrito 9 e Se Beber, Não Case.
Prontos para o quarto filme?
(Lembrando que não é por ordem de preferência, e sim alfabética)


4) Star Trek (Star Trek)
Direção: J.J. Abrams
Antes de tudo vou dizer que nunca havia assistido a nada relacionado ao universo de Jornada nas Estrelas antes de ver esse filme. O que prova que ele é feito, sim, para quem não conhece a série.
Este Star Trek é como se fosse uma reinvenção da série. Para os fãs que já começaram a xingar, dizendo que tudo o que foi feito está perdido, acalmem-se. O roteiro, extremamente inteligente, diz que Nero, o vilão deste filme, volta no tempo e interfere na história, criando uma realidade alternativa. Ou seja, tudo o que aconteceu em todos os outros Star Trek continua sendo verdade, só que em outra realidade. Inteligente, não? Méritos para os roteiristas e o diretor.
E é por isso que o filme agrada também a quem não era fã da série, pois é um novo começo à franquia. Vemos como a equipe da U.S.S. Enterprise é formada, versões mais jovens dos tripulantes da nave e a infância dos consagrados Capitão Kirk e Spock, permitindo a nós vermos porque se tornaram o que são.
O filme todo é muito bem feito, a história é empolgante, os personagens são adoráveis, o drama está na medida certa e a ação muito bem executada. Aliás, merece destaque a cena de ataque à perfuratriz.
Além de tudo isso, há a participação de alguém que vai agradar muito aos fãs da série. Trata-se de Leonard Nimoy, o Spock original, que volta como uma versão mais velha do mesmo da tal realidade original da série. E ele prova que ainda sabe ser o Spock! Além do mais, sua aparição, contracenando com o Spock mais novo, não é nada gratuita. Tudo muito bem explicadinho no roteiro que, vou repetir, é muito inteligente.
Mantendo as tradições que a série sempre teve, como as constantes brigas entre Kirk e Spock, o drama de Spock ser metade humano e metade Vulcano, os personagens de vermelho sempre morrem e muitas outras, o filme ficou excelente, conquistando um espaço nesse especial.
Acabo a análise com um dos mais memoráveis cumprimentos de todos os tempos: "Vida longa e próspera!"

E no próximo post... Up - Altas Aventuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário