quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Tiras em Apuros

Uma dupla de policiais, um branco e outro negro, são parceiros em um filme policial com várias pitadas de comédia. Não é muito anos 80?


Tiras em Apuros (Cop Out, 2010)
Direção: Kevin Smith
Esse filme tem um clima muito oitentista. Você olha para ele e vê toda a despretensão do roteiro, que preza pela comédia vinda de um veterano de filmes de ação e um comediante atual. E nada disso é ruim.
Bruce Willis é Jimmy Monroe e Tracy Morgan é Paul Hodges, dois policiais que são parceiros há 9 anos. Na trama, eles fazem besteira e são suspensos da polícia. Para pagar o casamento da filha, Monroe decide vender uma valiosa figurinha de beisebol, mas ocorre um assalto na loja na hora e os dois policiais vão atrás dos assaltantes.
O filme é bem engraçado. Eu já gostava do jeito engraçadão de Tracy Morgan, no pouco que eu vi do seriado Um Maluco na TV (ou 30 Rock, se preferir). Bruce Willis está bom nessa sua fase de filmes de comédia de ação, já que basicamente ele faz uma paródia de si mesmo.
Eu ainda não vi nenhum dos outros filmes de Kevin Smith. Uns dizem que ele é um grande diretor, outros dizem que ele não tem essa competência toda. Baseando por esse último filme dele, eu o achei um diretor bom, que fez um filme em que se possa rir.
A cena inicial, com Tracy Morgan interrogando um suspeito, agindo como o malvado e soltando referências a diversos outros filmes, é genial. Eu nem consegui pegar todas as referências, para se ter uma ideia. Tem Tubarão, ...E O Vento Levou, Planeta dos Macacos, Os Fantasmas Se Divertem, Star Wars, Scarface (simplesmente adorei essa!) e muito mais, inclusive a melhor de todas, referenciando Duro de Matar. E o filme inteiro continua referenciando diversos outros filmes, como parece ser o estilo de Kevin Smith.
Outro personagem que diverte muito é o de Seann William Scott. Nas partes em que aparece, ele faz rir bastante. E dá para ver que a maioria de suas cenas foi improvisada, o que sempre me conquista em qualquer filme, seriado ou o que seja.
Acho que só falta aqui falar da ação do filme, porque é óbvio que um filme desses precisa de um pouco de ação. E é claro que no meio de toda a ação há muita comédia, o que torna tudo muito mais legal nesse filme. Afinal, esse filme presta diversas homenagens aos filmes policiais da década de 80, principalmente os protagonizados por duplas. Inclusive, o filme é tão anos 80 que tem na trilha sonora o próprio Harold Faltermeyer, grande compositor de trilhas sonoras, responsável pela excelente trilha de Um Tira da Pesada, a música "Axel F" (por favor, procure por ela, você a conhece, tenho certeza).
Bruce Willis e Tracy Morgan formaram uma boa dupla, pelo menos no quesito comédia, e eu acho o filme divertido demais. Despretensioso como as comédias dos anos 80. Pena que Kevin Smith teve que mudar o nome do filme de A Couple of Dicks para Cop Out, senão já faria rir antes mesmo de começar o filme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário