quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O Iluminado

Finalmente eu assisti a um filme de Stanley Kubrick. Eu tenho esse defeito de ser um grande fã de cinema e não ter assistido a muitos clássicos. Estou tentando consertar isso, e ver um filme de Kubrick é fundamental.


O Iluminado (The Shining, 1980)
Direção: Stanley Kubrick
Adaptação de um livro de Stephen King. Assim como tudo parece ser adaptação de um dos livros dele. Feita por um grande diretor. Um filme muito bom.
No filme, Jack Nicholson é Jack Torrance, um homem que se muda com a família e vai trabalhar em um hotel como zelador de inverno. Por causa da solidão e por visões dos fantasmas do hotel, ele vai ficando cada vez mais louco.
O filme é conduzido de maneira brilhante. Cheio de letreiros para mostrar a passagem de tempo, ele acompanha a vida das três pessoas sozinhas durante bastante tempo. A trilha sonora combina bem com toda a ambientação, subindo e descendo a cada problema ou a cada suspense.
O filme tem todo seu suspense feito de maneira simples, e usa bastante a grande atuação de seus atores para conseguir o melhor resultado. São cenas de aparições, visões e muito mais, como o barman, a mulher da banheira, as gêmeas filhas do zelador anterior.
O Iluminado do título vem do poder do garoto, filho de Jack, que pode ver as coisas que aconteceram no passado, visões e conversa com alguém que não se vê.
Jack Nicholson é um ótimo ator. Vê-lo indo de um simpático pai de família até um louco alucinado é maravilhoso. Ele compõe seu personagem de um jeito fantástico. E no final ainda tem uma das frases mais famosas do cinema, após ele quebrar uma porta com um machado: "Here's Johnny!"
O filme é bem dirigido, bem escrito, bem atuado e bem bom. Definitivamente um filme para ser visto, mesmo para quem não gosta muito do estilo. Eu sou assim e gostei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário