quinta-feira, 15 de julho de 2010

A Saga Crepúsculo: Eclipse

Vi Crepúsculo quando saiu Lua Nova, e vi Lua Nova quando saiu Eclipse. Mas não quis comentar Lua Nova aqui, porque quis deixar o espaço reservado para o último. Não queria duas críticas, uma atrás da outra, de dois filmes da mesma saga, ainda mais quando eles são tão parecidos.


A Saga Crepúsculo: Eclipse (The Twilight Saga: Eclipse, 2010)
Direção: David Slade
Eclipse é melhor do que os outros dois filmes da Saga Crepúsculo. E isso não quer dizer muita coisa.
Neste filme, enquanto Bella continua indecisa entre o vampiro Edward e o lobisomem Jacob, Victoria cria um exército de novos vampiros para tentar matar Bella. Nunca expliquei a história de um filme tão rápido.
Não acho os filmes da saga ruins, mas estão longe de serem grandes filmes e grandes histórias. Por vários motivos, como a desvirtuação de figuras mitológicas clássicas como os vampiros e lobisomens, o amor extremamente exagerado entre os personagens e muito mais.
Acho que terei que incorporar várias opiniões de outras pessoas no meu texto, assim ficará mais fácil. E há pontos em que eu concordo tanto com os que defendem quanto com os que criticam a saga.
Foi dito que se trata de um blockbuster "para mulheres", e de certa forma é. Os dois interesses de Bella fazem o tipo galã, e se trata de um triângulo amoroso onde quem decide é a mulher. Mas essa ideia também pode ser descartada se pensarmos que todos os filmes estrelados por homens são blockbusters "para homens". Mulheres também gostam de filmes de ação e aventura, assim como também há homens entre os fãs de Crepúsculo.
Sempre se diz que a série é conservadora. Bem, Edward é um vampiro de 109 anos, que viveu em outra época. Até aí acho normal as atitudes que ele toma. Mas mesmo assim ele deveria ter aprendido alguma coisa já, porque ele toma atitudes como proibir Bella de ver Jacob, tirando a liberdade dela. No caso da Bella, sempre dizem que ela é muito forte e faz os dois comerem em sua mão, mas ao mesmo tempo ela é capaz de deixar para trás família, amigos e toda uma vida normal por causa de um amor avassalador. Acho a personalidade dela mal construída.
E indo para a parte das criaturas: vampiros e lobisomens não são criaturas que existem de verdade, então acho que os autores podem tomar certas liberdades criativas quanto às suas características. Porém as características chaves devem ser mantidas, senão estaremos falando de uma criatura nova. Para citar apenas um exemplo de cada, é característico de um vampiro que ele se desintegre no sol, e não que brilhe. E é normal que um lobisomem se transforme em em uma criatura metade humana e metade lobo em noites de lua cheia, sem consentimento, e não que se transforme em um lobo de verdade a hora que quiser. Eu gosto da teoria que diz: "Edward voa, brilha, mora na floresta e dá conselhos. Ele é uma fada."
Mas uma coisa interessante desse filme, e que não teve nos outros, infelizmente, é o fato do filme tirar sarro de si mesmo. Jacob aparece sempre sem camisa, com a desculpa de que seu corpo é muito quente, e em determinado momento Edward pergunta a ele se ele não tem camiseta. Sobre o assunto da castidade que envolve a série, onde Edward se recusa a fazer sexo antes do casamento, tem uma cena em que o pai de Bella quer saber das intimidades da filha, e ela responde que Edward é old school. Cenas assim são engraçadas e mostram que a série não está se levando tão a sério.
O amor dos dois, Jacob e Edward, é tão forte que eles fazem todo o clã deles, os vampiros e os lobos, lutarem contra os vampiros recém-criados só para defender Bella. E falando nas lutas e cenas de ação, elas são boas, mas poderiam ser melhores se os efeitos especiais ajudassem mais. Hoje em dia os efeitos praticamente simulam o impossível e os filmes da saga parecem que estão um passo atrás. Para mim o efeito da super velocidade dos vampiros, por exemplo, parece só um vídeo acelerado, disfarçado por muitos cortes de câmera.
E para dizer que não falei nada da cena da cabana, concordo com os que dizem que o Edward fica só olhando Jacob abraçado com sua namorada e não deveria deixar isso acontecer. Mas também concordo que ele fazia isso porque era a única salvação de Bella. Mas essa cena toda pareceu um pouco forçada e o único motivo dela existir foi para ter um motivo para que Jacob a abrace e Edward ainda fique feliz com isso, mas não totalmente.
Depois de tudo o que falei aqui, acho que consegui dizer que não sei realmente o que pensar sobre a Saga Crepúsculo, só que acho a história e os filmes razoáveis. Ou menos que isso.

PS: Não entendo porque o nome do filme é A Saga Crepúsculo: Eclipse. Acho desnecessário e fica com um nome muito grande. Poderia ser só Eclipse, porque todos já sabem de que saga se trata os filmes.

Um comentário:

  1. Dads, nunca concordei tanto com vc... e olha q eu gosto da saga...
    sobre os exageros... já flo tudo..... lembre-se do comentário da Olívia: "- FILHO DA PUTA!!! Não acredito!!"
    bom... é isso!!
    ;]
    bjo

    ResponderExcluir