sexta-feira, 18 de junho de 2010

Esquadrão Classe A

Minhas últimas críticas foram de uma adaptação de jogo e de uma adaptação de livro e filme reinventando a história. Agora é uma crítica de uma adaptação de um seriado dos anos 80.
Será que não existem mais histórias totalmente originais? Só falta a próxima crítica ser de uma adaptação de história em quadrinhos. O que não será difícil, Kick-Ass já vai estrear.


Esquadrão Classe A (The A-Team, 2010)
Direção: Joe Carnahan
Um filme muito divertido. Vou começar dizendo isso para ficar bem fixa a informação. Eu gostei bastante do filme.
O filme é uma adaptação do seriado dos anos 80 de mesmo nome. Nessa nova versão, temos uma história de origem do grupo. Como se conheceram, como se tornaram respeitados como são hoje em dia e tudo mais. Ao realizarem mais uma missão, são sabotados e acabam condenados por um crime que não cometeram. Então os heróis começam uma jornada para limpar seus nomes.
Cada membro do grupo tem uma personalidade distinta. Hannibal é inteligente e bola os planos, além de ser o chefe da equipe; Cara de Pau é como seu apelido o descreve; B.A. é o cara grande e forte, mas amável, e que morre de medo de voar; e Murdock, o piloto clinicamente insano do grupo.
Todos os personagens são desenvolvidos bem e são sempre engraçados, cada um de seu jeito. Destaque muito grande para Sharlto Copley, que interpreta Murdock, e que despertou no cinema no filme do ano passado Distrito 9 (muito bom também, por sinal). Sharlto interpreta seu personagem de uma maneira muito engraçada, sendo louco e genial em diversas vezes. Rouba todas as cenas em que aparece, e é o personagem mais divertido do filme.
Os efeitos especiais são de primeira linha e a ação é absurda. Todos os planos e missões que o time faz são narrados pelo chefe, ou seja, vemos a ação acontecer enquanto ele explica como agir aos outros. E se eu disse que a ação é absurda, não menti. Cenas de fuga em uma porta puxada por um arpão, carros entrando em salas, helicópteros fazendo manobras aéreas e virando de ponta-cabeça e a famosa cena do tanque de guerra sustentado por pára-quedas, de onde ainda atiram em outros aviões.
A história é bem básica, mas é o que se espera de um filme onde a ação prevalece. E, com isso, não digo que o filme é ruim. Já disse que é bom. A ação é muito boa e segura bem o filme, e se mistura muito bem com a comédia sempre presente.
Aliás, como é uma história de origem para o grupo, mesmo as pessoas que nunca viram a série de TV, como eu, podem gostar do filme. Eu, definitivamente, gostei. E passo a recomendar a todos que gostem de bons filmes de ação e comédia.
PS: Para quem assistia o seriado ou não, fique até o final dos créditos para uma cena adicional.


Um comentário:

  1. Parabéns pelas indicações, comentários e críticas que são bem escritas e muito interessantes.

    Referidos comentários auxiliam os interessados decidirem pela ida ou não na frente da telona, tendo em vista que os trailers são produzidos para chamar a atenção, porém muitas vezes o filme acaba decepcionando e/ou não supera as expectativas.

    ResponderExcluir