quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A Origem

O filme que foi considerado o melhor de 2010 e um dos melhores de todos os tempos, sendo que, no momento em que escrevo este texto, ele está em terceiro lugar no Top 250 do IMDb (que conta com o voto das pessoas no site), acima até de O Poderoso Chefão 2. Escrito e dirigido pela mesma pessoa que fez os geniais Batman Begins, O Grande Truque e Batman - O Cavaleiro das Trevas.


A Origem (Inception, 2010)
Direção: Christopher Nolan
Se eu tivesse que resumir o filme em uma palavra, seria inteligentíssimo. O filme cria conceitos e teorias para o mundo dos sonhos de um jeito impecável, tudo no filme é planejado nos mínimos detalhes, seguindo essas regras criadas. Não é um filme para você ver para passar o tempo, ou sonolento, ou pensando em voltar para casa para tirar a roupa do varal porque vai chover. É um filme que vai precisar de toda a sua atenção e vai contar com toda sua inteligência, porque os personagens vão explicar como tudo funciona e, logo em seguida, colocar tudo em prática.
No filme, Leonardo DiCaprio interpreta Cobb, um especialista em roubar ideias e informações através dos sonhos. Então lhe é oferecido um trabalho que nunca havia sido feito antes: implantar uma ideia em alguém (fazer uma Inserção, ou Inception, em inglês).
O filme estabelece o mundo dos sonhos e as regras dentro dele maravilhosamente. Se você morre dentro de um sonho, você acorda. Fatores externos são incorporados de algum jeito no sonho, como, por exemplo, ao entrar no sonho de Yusuf quando ele está com a bexiga cheia, está chovendo em seu sonho. Estas são apenas algumas das várias regras que cercam todas as ações do grupo de Cobb.
O filme também não mostra os sonhos tão absurdos quanto eles costumam ser, mas isso é explicado pelo fato de haver uma arquiteta para projetá-los. Afinal, ao invadir a mente de alguém, o trabalho se torna mais simples se você conhecer o que vai enfrentar.
O filme não para em nenhum momento para te explicar tudo o que eles estão fazendo. O que sabemos é o que Cobb vai explicando a Ariadne, a nova arquiteta contratada por ele. Mas, a partir daí, somos deixados a entender todo o processo praticamente sozinhos. E existem sonhos dentro de sonhos, dentro de outro sonho, e por isso você deve estar totalmente focado no filme para não se perder nessas horas. E tudo é perfeitamente sincronizado, cada sonho, cada ação, cada etapa do processo de inserção da ideia no alvo.
E ainda tem toda a história de Cobb com sua falecida mulher, que sempre está nos seus sonhos e é algo que realmente atrapalha as missões, além de ser uma história não resolvida maravilhosa. Se eu tentar mencionar alguma coisa do Limbo, o espaço de sonhos não construídos, o texto vai ficar complicado demais, então se prepare para o filme.
A Origem é, sim, um dos melhores filmes do ano e também um dos melhores de todos os tempos. Tem um roteiro maravilhoso, cheio de detalhes e, como eu já disse, inteligentíssimo. Além da direção e edição impecável e atuações incríveis. Para quem achava que não havia mais criatividade em Hollywood, basta ver este filme. Não deixe de vê-lo de jeito nenhum.


Nenhum comentário:

Postar um comentário